Doação de medula óssea

Você sabia que o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue?

Qualquer pessoa com boa saúde, entre 18 e 55 anos poderá doar medula óssea. A doação de medula é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia geral, e requer internação por no mínimo 24 horas.

Outro modo de se obter as células para um transplante de medula óssea é através da técnica de aférese. Neste caso você receberá uma medicação injetável a qual fará aumentar a quantidade de células em circulação (chama-se mobilização) permitindo coletarmos em quantidade suficiente para a realização do TMO (Transplante de Medula Óssea).

Tudo seria muito simples e fácil se não fosse o problema de compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a uma em mil!!! Por isso são organizados Bancos de Doadores de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado e se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação. Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.

Para ser um doador de medula:

  • Você deve ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde;
  • Procure os profissionais do Hemobanco e preencha um cadastro de doador de medula óssea;
  • Será retirada uma pequena quantidade de sangue, o qual será tipado para HLA, que é um exame de laboratório específico para identificar sua característica genética;
  • Seu tipo HLA será colocado no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME);
  • Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada. Se você for compatível, outros exames serão realizados;
  • Se a sua compatibilidade com o paciente for confirmada, você será consultado(a) para decidir quanto à doação;
  • Seu atual estado de saúde será avaliado.